Um espaço bem organizado influencia o processo de aprendizado?

Um espaço bem organizado influencia o processo de aprendizado?

A organização do ambiente escolar é um assunto que vem sido muito explorado por educadores e profissionais do ensino.

Mas afinal, o quanto um espaço bem organizado favorece as interações e influencia o processo de aprendizado?

Considerando a importância da organização e planejamento dos espaços e sua relevância para o processo de aprendizagem para as crianças, é correto afirmar que um layout bem planejado pode favorecer interações entre crianças e adultos na sala de aula.

Segundo o Referencial Nacional para educação infantil – RCNEI (1996), um ambiente alfabetizador “promove um conjunto de situações de usos reais da leitura e escrita nas quais as crianças têm oportunidade de participar”.

Portanto, é importante que seja feito um estudo de planejamento do espaço adequado com cada faixa etária, e também fundamental a participação do professor em todo o processo de planejamento e concretização das intenções educativas e dos métodos de trabalho escolhidos.

Desta forma, o espaço da sala de aula deve ser amplo e o mobiliário flexível de forma que propicie o desenvolvimento de diversas intenções pedagógicas.

A importância da educação infantil

A educação infantil pode ser mais importante do que o curso superior?

saiba mais

Qual o papel do esporte no ambiente escolar?

A escola muitas vezes é o local onde a criança tem o primeiro contato com o esporte, e falar de sua importância vai muito além de uma olimpíada e de atletas consagrados

saiba mais

Cinco pontos importantes para as salas de aula do século XXI

Novos modelos de configurações de sala de aula são, muitas vezes, dificeis de serem implantados.

saiba mais

Conheça a evolução do design dentro das salas de aula nos EUA

A História mostra que a escola caminhou de mãos dadas com o desenvolvimento do país

saiba mais
Copyright © 2018 - Móveis Escolares - Linea Rica, Qualidade em Móveis para Escolas
Design: L2A - Tecnologia: Full Squad