Como tornar o ambiente mais favorável à Aprendizagem
Geralmente nos focamos tanto no conteúdo que será dado em sala de aula que esquecemos do
essencial, que é propiciar um ambiente favorável para esse processo de ensino aprendizagem.
Entende-se que esse ambiente não implica apenas o lugar físico, e sim, um conjunto de ações e
intenções do professor em gerar um determinado clima de trabalho onde algumas interações ocorram
naturalmente e de maneira saudável. Compreende-se que a aprendizagem não ocorre por si só e
que o ambiente se torna essencial para qualificar esse aprendizado.
Deixemos de lado por ora o afetivo e emocional, que merece um destaque todo especial, e
focaremos aqui em algumas rotinas simples de sala que podem fazer toda a diferença no
aprendizado dos alunos. Essas podem, facilmente, serem implementadas em seu dia a dia para
facilitar a retenção e qualidade de novos aprendizados.
- Revise antes de começar!
Antes de começar um conteúdo novo, revise o que foi trabalhado anteriormente. Pergunte o que o
aluno lembra, peça para que ele conte o que aprendeu. Pode ser através de uma conversa com a
sala para despertar a curiosidade e o interesse. Revisar o vocabulário e termos relacionados ao novo
assunto pode ser muito efetivo para garantir a compreensão do novo conteúdo. Um aprendizado
novo ficará registrado na memória de maneira mais sólida e robusta ao criar uma associação com um
conhecimento já adquirido.
Quando o novo conhecimento se conecta ao velho conhecimento, o aprendizado ocorre de maneira
sutil e efetiva no cérebro.
- Que tal uma pausa? Atividades de pausa - “Brain breaks”
Muitas vezes os professores se deparam com alunos agitados e que não conseguem manter mais o
foco após um longo período em sala de aula. Este é o momento certo para uma pausa de apenas
alguns minutos, seja um vídeo, uma brincadeira na qual as crianças farão uma atividade divertida.
Esta pausa permite tempo para redefinir a atenção e espaço para o cérebro processar novos
conhecimentos.
- Check-in - está tudo bem por aí?
É importante checar o entendimento do aluno durante uma aula. E para isso é preciso parar e
perguntar, observar e identificar se ele está no caminho certo, se está demonstrando seu
conhecimento e acompanhando o conteúdo que está sendo exposto.
Isso pode ser feito também através de atividades como: discussões, apresentações em grupo,
exercícios para verificar o aprendizado dos alunos. Através destas atividades o professor poderá
adequar o seu planejamento mediante os resultados apresentados pelos alunos.
- Feedback - Está no caminho certo!
Ao estar atento ao processo de aprendizagem de seus alunos, o professor deve dar feedback
constante de seu desempenho e não apenas dos resultados. Acompanhe o processo e ressalte seus
pontos fortes, assim como os pontos a serem melhorados.
O cérebro possui um sistema dedicado à motivação e à recompensa. Quando um aluno é afetado
positivamente, as áreas de prazer recebem uma dose de dopamina, substância que aumenta o
bem-estar e mobiliza a atenção. Quanto mais motivados e interessados em determinada atividade,
mais dopamina é liberada e mais facilmente as atividades serão lembradas.
- Um ambiente acolhedor!
Um ambiente favorável instiga a motivação e o interesse, desempenhando assim um papel
fundamental na aprendizagem e na sua disponibilidade em aprender. Um ambiente frio, hostil e de
medo, gera a indiferença. O espaço influencia também na forma com que os alunos aprendem e se
sentem.
Entenda a necessidade do seu grupo de alunos e propicie ambientes acolhedores dentro de sua sala
de aula. Ter ambientes específicos para cada atividade, com objetivos diferentes, se torna atraente
para ele. Como por exemplo:
- Cantinho de leitura e de descanso após terminar uma atividade
- Mesas comunitárias para atividades em grupo
- Mesas individuais para atividade de concentração e trabalho individual
- Tapete para atividades no chão
Uma sala organizada e enfeitada, seja com decorações temáticas ou com os próprios trabalhos
produzidos pelos alunos, faz com eles se sintam acolhidos, orgulhosos de suas tarefas e os mantém
motivados.
O conhecimento do aluno, o desenvolvimento de sua capacidade, o uso de suas habilidades
dependem de um ambiente que favoreça a aprendizagem. Um espaço seguro e acolhedor
proporciona engajamento, cumpre seu papel social e garante um ensino de qualidade. Ao promover
um local saudável que compreende e acolhe, a escola terá mais chance de garantir as melhores
condições e qualidade do ensino, quanto cumprir o seu papel social de formação.