Estudo surpreende: crianças preferem ler em papel do que em telas

Sabe a geração digital, que já nasceu com um tablet na mão? Uma pesquisa australiana revelou que crianças entre 4 e 6 anos, ainda assim, preferem os livros de papel!

Em outras palavras, temos sim que adotar novas tecnologias na sala de aula, mas há certas coisas são insubstituíveis.

 

>>>

 

Uma pesquisa publicada no Science Direct descobriu que a “geração conectada” – àqueles que têm acesso regular à dispositivos com recursos eReading (como Kindles, iPads ou smartphones) – não se sente atraída em ler nesses dispositivos, concluindo que quanto mais acesso a criança tem à esses dispositivos menor é o seu interesse.

Os dados foram levantados através 997 crianças participantes do Estudo Australiano na Leitura de Livros Infantis de 2016 onde foram analisados a capacidade de leitura eletrônica e sua frequência de uso em relação à frequência de leitura de livros.

De acordo com a pesquisa, os dispositivos eReading podem inibir a leitura e os livros em papel ainda são os preferidos entre os jovens. A pesquisa descobriu que, embora alguns alunos gostassem de ler livros em dispositivos, a maioria dos alunos não os utilizava para este fim já que outros aplicativos, como jogos, chamam mais atenção por oferecer recompensas imediatas.

 

Dicas para incentivar seu filho a ler

 

Ainda que pesquisas apontem que a leitura de livros é a maneira mais eficaz de melhorar e reter habilidades de alfabetização, os jovens estão lendo cada vez menos livros. Mas há estratégias, apoiadas por pesquisas, que podem ajudar a incentivar as crianças a comprar um livro, como por exemplo:

– Se você quer que seu filho leia, você também precisa ler. Um estudo descobriu que alguns alunos não sabiam se seus professores realmente gostavam de ler. Os professores que eram bons leitores inspiraram alguns alunos a ler com mais frequência e a se interessar por uma gama mais ampla de livros.

– Crie espaços de leitura amigáveis. Barulhos altos, iluminação fraca e inúmeras distrações não ajudam a proporcionar uma experiência de leitura agradável e podem levar à frustração. Crie um ambiente acolhedor e propício à leitura.

– Encoraje a leitura regular de livros. Para ler, temos que gostar do que estamos lendo e para que isso aconteça com uma criança é preciso que ela possa escolher seus livros. Um passeio em uma livraria pode ser um ótimo primeiro passo para levar à criança ao caminho da leitura.

Fonte: Update or Die

Esta escola substituiu a suspensão por meditação e o resultado foi incrível

Projeto escolar reúne meditação de atenção plena com profissionais especialistas em comportamento

saiba mais

É preciso dar autonomia aos professores, diz coordenador do Pisa

Para Andreas Schleicher, da OCDE, momento é de apostar na formação coletiva dentro das escolas

saiba mais

Sem computadores, este professor usa o quadro negro e giz para dar aula de computação

Ensinar computação na escola de Gana é muito engraçado. Computação no quadro negro. Eu amo meus estudantes, então eu tenho que fazer o que for para eles entenderem o que eu estou ensinando

saiba mais

Habilidades, não diplomas, definem hoje os melhores talentos, diz CEO do LinkedIn

Para Jeff Weiner, uma das práticas mais comuns dos recrutadores para analisar currículos não faz o menor sentido

saiba mais
Copyright © 2018 - Móveis Escolares - Linea Rica, Qualidade em Móveis para Escolas
Design: L2A - Tecnologia: Full Squad