O que está acontecendo atualmente nas escolas?
Nossa sociedade passa por momentos de muitas transformações, decorrentes da globalização e da era
digital, novas tecnologias de informação e comunicação e, no mercado educacional, não é muito diferente.
A educação foi uma das áreas mais impactadas por essas mudanças. Os educadores têm um constante
desafio em estar atualizado, acompanhando as mudanças e se adequando às inovações de uma realidade
bem dinâmica. A pandemia acelerou mais ainda este processo, trazendo novas realidades e práticas,
devido à necessidade rápida de novas adaptações. Surgiram novas demandas, os hábitos dos alunos
mudaram, o mercado está evoluindo constantemente e a competitividade aumenta a cada dia.
Mas quais são algumas áreas importantes a serem enfatizadas na realidade atual das escolas?
- O aluno como centro da aprendizagem
Este é um modelo que rompe bastante com a premissa da educação tradicional. O aprendizado é centrado
nos alunos, eles são os protagonistas e os professores os facilitadores do conhecimento. O professor
exerce o papel de facilitar o processo de aprendizagem através da escolha de atividades estimulantes que
geram curiosidade, da seleção de materiais adequados e confiáveis e da mediação de discussões
saudáveis entre os alunos.
A disposição das salas de aula são impactadas por este novo modelo. As mesas e cadeiras são organizadas
de maneiras dinâmicas e flexíveis, a fim de atender a necessidade de cada atividade. As aulas em grupo são
facilitadas pelas mesas coletivas e colaborativas a fim de promover a troca entre os alunos. A ideia de que
sala de aula é um local de silêncio, onde só o professor fala, é coisa do passado. A interação e participação
de todos são ferramentas muito importantes para a construção do conhecimento.
As "estações" são muito comuns e efetivas para o aprendizado. Os espaços de sala de aula são divididos
em estações de trabalho e cada uma delas tem um objetivo específico, sendo complementares umas às
outras. Os alunos, então, circulam com autonomia entre as estações diferentes, aprendendo no seu próprio
tempo. Para que isso flua naturalmente, os espaços devem ser cuidadosamente planejados e organizados
para facilitar a independência dos alunos.
- Aprendizagem individualizada
A padronização do ensino tradicional parece cada vez mais defasada em relação ao que é eficaz no cenário
atual. Faz-se necessário entender o ponto de conhecimento de cada aluno e assim definir seu ponto de
partida e plano individual de aprendizagem, identificando as dificuldades e necessidades específicas de
cada um. Isso tende a gerar mais engajamento por parte dos alunos e consequentemente um processo de
aprendizagem mais fluido.
- Ensino Híbrido
O ensino híbrido, ou blended learning, é uma metodologia ativa que combina atividades online e offline,
onde os alunos aprendem na sala de aula física e também no ambiente online, por meio de atividades
remotas. O modelo de ensino híbrido amplia o espaço de aprendizagem. É mais personalizado e dinâmico,
trazendo novas oportunidades e experiências, oferecendo a pais e professores a possibilidade de
acompanhar de perto o processo e engajamento do aluno. O contexto das aulas online trouxe uma
proximidade dos pais com a escola, e a tendência é que os pais não abram mão de ter essa proximidade de
agora em diante.
- Tecnologia
A inovação tecnológica já estava muito presente nas escolas. Mas a realidade pós pandemia, tornou-se
uma exigência nas instituições de ensino. Os computadores vão até as crianças e as salas de informática
vão se tornando uma característica do passado. O diferencial é criar um ambiente virtual de
aprendizagem, dando acesso a conteúdos de qualquer dispositivo, com a flexibilidade de local e horário.