O que está acontecendo atualmente nas escolas?

O que está acontecendo atualmente nas escolas?

O  que está acontecendo atualmente nas escolas?


Nossa sociedade passa por momentos de muitas transformações, decorrentes da globalização e da era

digital, novas tecnologias de informação e comunicação e, no mercado educacional, não é muito diferente.

A educação foi uma das áreas mais impactadas por essas mudanças. Os educadores têm um constante

desafio em estar atualizado, acompanhando as mudanças e se adequando às inovações de uma realidade

bem dinâmica. A pandemia acelerou mais ainda este processo, trazendo novas realidades e práticas,

devido à necessidade rápida de novas adaptações. Surgiram novas demandas, os hábitos dos alunos

mudaram, o mercado está evoluindo constantemente e a competitividade aumenta a cada dia.


Mas quais são algumas áreas importantes a serem enfatizadas na realidade atual das escolas?


  • O aluno como centro da aprendizagem

Este é um modelo que rompe bastante com a premissa da educação tradicional. O aprendizado é centrado

nos alunos, eles são os protagonistas e os professores os facilitadores do conhecimento. O professor

exerce o papel de facilitar o processo de aprendizagem através da escolha de atividades estimulantes que

geram curiosidade, da seleção de materiais adequados e confiáveis e da mediação de discussões

saudáveis entre os alunos.


A disposição das salas de aula são impactadas por este novo modelo. As mesas e cadeiras são organizadas

de maneiras dinâmicas e flexíveis, a fim de atender a necessidade de cada atividade. As aulas em grupo são

facilitadas pelas mesas coletivas e colaborativas a fim de promover a troca entre os alunos. A ideia de que

sala de aula é um local de silêncio, onde só o professor fala, é coisa do passado. A interação e participação

de todos são ferramentas muito importantes para a construção do conhecimento.


As "estações" são muito comuns e efetivas para o aprendizado. Os espaços de sala de aula são divididos

em estações de trabalho e cada uma delas tem um objetivo específico, sendo complementares umas às

outras. Os alunos, então, circulam com autonomia entre as estações diferentes, aprendendo no seu próprio

tempo. Para que isso flua naturalmente, os espaços devem ser cuidadosamente planejados e organizados

para facilitar a independência dos alunos.


  • Aprendizagem individualizada

A padronização do ensino tradicional parece cada vez mais defasada em relação ao que é eficaz no cenário

atual. Faz-se necessário entender o ponto de conhecimento de cada aluno e assim definir seu ponto de

partida e plano individual de aprendizagem, identificando as dificuldades e necessidades específicas de

cada um. Isso tende a gerar mais engajamento por parte dos alunos e consequentemente um processo de

aprendizagem mais fluido.


  • Ensino Híbrido

O ensino híbrido, ou blended learning, é uma metodologia ativa que combina atividades online e offline,

onde os alunos aprendem na sala de aula física e também no ambiente online, por meio de atividades

remotas. O modelo de ensino híbrido amplia o espaço de aprendizagem. É mais personalizado e dinâmico,

trazendo novas oportunidades e experiências, oferecendo a pais e professores a possibilidade de

acompanhar de perto o processo e engajamento do aluno. O contexto das aulas online trouxe uma

proximidade dos pais com a escola, e a tendência é que os pais não abram mão de ter essa proximidade de

agora em diante.


  • Tecnologia

A inovação tecnológica já estava muito presente nas escolas. Mas a realidade pós pandemia, tornou-se

uma exigência nas instituições de ensino. Os computadores vão até as crianças e as salas de informática

vão se tornando uma característica do passado. O diferencial é criar um ambiente virtual de

aprendizagem, dando acesso a conteúdos de qualquer dispositivo, com a flexibilidade de local e horário.