
Como tornar o ambiente mais favorável à Aprendizagem
Como tornar o ambiente mais favorável à Aprendizagem
Geralmente nos focamos tanto no conteúdo que será dado em sala de aula que esquecemos do essencial, que é propiciar um ambiente favorável para esse processo de ensino aprendizagem. Entende-se que esse ambiente não implica apenas o lugar físico, e sim, um conjunto de ações e intenções do professor em gerar um determinado clima de trabalho onde algumas interações ocorram naturalmente e de maneira saudável. Compreende-se que a aprendizagem não ocorre por si só e que o ambiente se torna essencial para qualificar esse aprendizado.
Revise antes de começar!
Antes de começar um conteúdo novo, revise o que foi trabalhado anteriormente. Pergunte o que o aluno lembra, peça para que ele conte o que aprendeu. Pode ser através de uma conversa com a sala para despertar a curiosidade e o interesse. Revisar o vocabulário e termos relacionados ao novo assunto pode ser muito efetivo para garantir a compreensão do novo conteúdo. Um aprendizado novo ficará registrado na memória de maneira mais sólida e robusta ao criar uma associação com um conhecimento já adquirido. Quando o novo conhecimento se conecta ao velho conhecimento, o aprendizado ocorre de maneira sutil e efetiva no cérebro.
Que tal uma pausa? Atividades de pausa - “Brain breaks”
Muitas vezes os professores se deparam com alunos agitados e que não conseguem manter mais o foco após um longo período em sala de aula. Este é o momento certo para uma pausa de apenas alguns minutos, seja um vídeo, uma brincadeira na qual as crianças farão uma atividade divertida. Esta pausa permite tempo para redefinir a atenção e espaço para o cérebro processar novos conhecimentos.
Check-in - está tudo bem por aí?
É importante checar o entendimento do aluno durante uma aula. E para isso é preciso parar e perguntar, observar e identificar se ele está no caminho certo, se está demonstrando seu conhecimento e acompanhando o conteúdo que está sendo exposto. Isso pode ser feito também através de atividades como: discussões, apresentações em grupo, exercícios para verificar o aprendizado dos alunos. Através destas atividades o professor poderá adequar o seu planejamento mediante os resultados apresentados pelos alunos.
Feedback - Está no caminho certo!
Ao estar atento ao processo de aprendizagem de seus alunos, o professor deve dar feedback constante de seu desempenho e não apenas dos resultados. Acompanhe o processo e ressalte seus pontos fortes, assim como os pontos a serem melhorados. O cérebro possui um sistema dedicado à motivação e à recompensa. Quando um aluno é afetado positivamente, as áreas de prazer recebem uma dose de dopamina, substância que aumenta o bem-estar e mobiliza a atenção. Quanto mais motivados e interessados em determinada atividade, mais dopamina é liberada e mais facilmente as atividades serão lembradas.
Um ambiente acolhedor!
Um ambiente favorável instiga a motivação e o interesse, desempenhando assim um papel fundamental na aprendizagem e na sua disponibilidade em aprender. Um ambiente frio, hostil e de medo, gera a indiferença. O espaço influencia também na forma com que os alunos aprendem e se sentem.
Entenda a necessidade do seu grupo de alunos e propicie ambientes acolhedores dentro de sua sala de aula. Ter ambientes específicos para cada atividade, com objetivos diferentes, se torna atraente para ele. Como por exemplo:
- Cantinho de leitura e de descanso após terminar uma atividade;
- Mesas comunitárias para atividades em grupo;
- Mesas individuais para atividade de concentração e trabalho individual;
- Tapete para atividades no chão.
Uma sala organizada e enfeitada, seja com decorações temáticas ou com os próprios trabalhos produzidos pelos alunos, faz com eles se sintam acolhidos, orgulhosos de suas tarefas e os mantém motivados.
O conhecimento do aluno, o desenvolvimento de sua capacidade, o uso de suas habilidades dependem de um ambiente que favoreça a aprendizagem. Um espaço seguro e acolhedor proporciona engajamento, cumpre seu papel social e garante um ensino de qualidade. Ao promover um local saudável que compreende e acolhe, a escola terá mais chance de garantir as melhores condições e qualidade do ensino, quanto cumprir o seu papel social de formação.
Andrea Fernandez
Psicopedagoga
ABPp 697