Como tornar o ambiente mais favorável a Aprendizagem

Como tornar o ambiente mais favorável a Aprendizagem

Como tornar o ambiente mais favorável à Aprendizagem


Geralmente nos focamos tanto no conteúdo que será dado em sala de aula que esquecemos do

essencial, que é propiciar um ambiente favorável para esse processo de ensino aprendizagem.

Entende-se que esse ambiente não implica apenas o lugar físico, e sim, um conjunto de ações e

intenções do professor em gerar um determinado clima de trabalho onde algumas interações ocorram

naturalmente e de maneira saudável. Compreende-se que a aprendizagem não ocorre por si só e

que o ambiente se torna essencial para qualificar esse aprendizado.


Deixemos de lado por ora o afetivo e emocional, que merece um destaque todo especial, e

focaremos aqui em algumas rotinas simples de sala que podem fazer toda a diferença no

aprendizado dos alunos. Essas podem, facilmente, serem implementadas em seu dia a dia para

facilitar a retenção e qualidade de novos aprendizados.


  • Revise antes de começar!

Antes de começar um conteúdo novo, revise o que foi trabalhado anteriormente. Pergunte o que o

aluno lembra, peça para que ele conte o que aprendeu. Pode ser através de uma conversa com a

sala para despertar a curiosidade e o interesse. Revisar o vocabulário e termos relacionados ao novo

assunto pode ser muito efetivo para garantir a compreensão do novo conteúdo. Um aprendizado

novo ficará registrado na memória de maneira mais sólida e robusta ao criar uma associação com um

conhecimento já adquirido.

Quando o novo conhecimento se conecta ao velho conhecimento, o aprendizado ocorre de maneira

sutil e efetiva no cérebro.


  • Que tal uma pausa? Atividades de pausa - “Brain breaks”

Muitas vezes os professores se deparam com alunos agitados e que não conseguem manter mais o

foco após um longo período em sala de aula. Este é o momento certo para uma pausa de apenas

alguns minutos, seja um vídeo, uma brincadeira na qual as crianças farão uma atividade divertida.

Esta pausa permite tempo para redefinir a atenção e espaço para o cérebro processar novos

conhecimentos.


  • Check-in - está tudo bem por aí?

É importante checar o entendimento do aluno durante uma aula. E para isso é preciso parar e

perguntar, observar e identificar se ele está no caminho certo, se está demonstrando seu

conhecimento e acompanhando o conteúdo que está sendo exposto.

Isso pode ser feito também através de atividades como: discussões, apresentações em grupo,

exercícios para verificar o aprendizado dos alunos. Através destas atividades o professor poderá

adequar o seu planejamento mediante os resultados apresentados pelos alunos.


  • Feedback - Está no caminho certo!

Ao estar atento ao processo de aprendizagem de seus alunos, o professor deve dar feedback

constante de seu desempenho e não apenas dos resultados. Acompanhe o processo e ressalte seus

pontos fortes, assim como os pontos a serem melhorados.


O cérebro possui um sistema dedicado à motivação e à recompensa. Quando um aluno é afetado

positivamente, as áreas de prazer recebem uma dose de dopamina, substância que aumenta o

bem-estar e mobiliza a atenção. Quanto mais motivados e interessados em determinada atividade,

mais dopamina é liberada e mais facilmente as atividades serão lembradas.


  • Um ambiente acolhedor!

Um ambiente favorável instiga a motivação e o interesse, desempenhando assim um papel

fundamental na aprendizagem e na sua disponibilidade em aprender. Um ambiente frio, hostil e de

medo, gera a indiferença. O espaço influencia também na forma com que os alunos aprendem e se

sentem.


Entenda a necessidade do seu grupo de alunos e propicie ambientes acolhedores dentro de sua sala

de aula. Ter ambientes específicos para cada atividade, com objetivos diferentes, se torna atraente

para ele. Como por exemplo:

  •  Cantinho de leitura e de descanso após terminar uma atividade
  • Mesas comunitárias para atividades em grupo
  • Mesas individuais para atividade de concentração e trabalho individual
  • Tapete para atividades no chão


Uma sala organizada e enfeitada, seja com decorações temáticas ou com os próprios trabalhos

produzidos pelos alunos, faz com eles se sintam acolhidos, orgulhosos de suas tarefas e os mantém

motivados.


O conhecimento do aluno, o desenvolvimento de sua capacidade, o uso de suas habilidades

dependem de um ambiente que favoreça a aprendizagem. Um espaço seguro e acolhedor

proporciona engajamento, cumpre seu papel social e garante um ensino de qualidade. Ao promover

um local saudável que compreende e acolhe, a escola terá mais chance de garantir as melhores

condições e qualidade do ensino, quanto cumprir o seu papel social de formação.