Descubra quais são as profissões do futuro e prepare-se para elas!

Você está preocupado com a profissão do seu filho daqui alguns anos? Selecionamos para você um artigo que conta mais sobre possibilidades que estão se consolidando no mercado de trabalho.

 

>>>

 

O mercado de trabalho é dinâmico. Enquanto novas especialidades emergem, outras desaparecem. Prova disso é que o Telex, equipamento para transmitir mensagens em forma de fita perfurada, não existe mais.

O mesmo vale para o Kardex, sistema de fichários que guardava informações sobre produtos e era utilizado para controle de estoque.

Um estudo do World Economic Forum aponta para “drivers of change” ou seja, fatores que estão levando à reinvenção das carreiras. Entre eles, temos a cloud computing e a internet móvel, elementos cada vez mais presentes em diversas atividades.

O fato é que a escolha profissional ajustada às últimas tendências garante uma longa carreira dentro da área escolhida. Para ajudar você a reconhecer as profissões que estão ganhando espaço dentro dessas tendências, destacamos neste artigo quais são elas, quais suas atribuições e como se inserem no contexto atual.

Leia com atenção e aumente as suas chances de fazer a escolha certa!

 

Gestor de Marketing de Conteúdo

Formação: Marketing, Comunicação Social

Você está lendo este artigo graças ao trabalho desse profissional. Além de ser uma das profissões do futuro, o Gestor de Marketing de Conteúdo já é atuante no presente. É ele quem elabora estratégias de marketing digital e coordena as atividades de criação, publicação e monitoramento de resultados dos conteúdos.

Além disso, ele é responsável por implementar ferramentas para operacionalizar o trabalho de redatores, designers e revisores. Afinal, para que as publicações cumpram seus objetivos e as tarefas ganhem fluidez, é preciso contar com recursos desenvolvidos com esse propósito. Portanto, o domínio de ferramentas digitais é um dos requisitos para exercer o cargo.

 

Gestor de Inovação

Formação: na área em que atuar

A inovação disruptiva vem ganhando força no mercado de trabalho. Trata-se de um conceito que define toda técnica e/ou forma de atuar em um segmento que sejam, até então, inexploradas.

Exemplo de empresas que nasceram e prosperaram graças à inovação são a Uber e a Airbnb. Graças às suas novas abordagens, setores inteiros — no caso, o de transporte e o de hotelaria — foram forçados a rever seus padrões de eficiência.

Grandes players do mercado estão de olho nessas mudanças e já incluíram em seus quadros os gestores de inovação, chamados de “gerentes” em alguns anúncios de vagas. A vantagem é que todos os segmentos contam com profissionais dedicados à inovação, da indústria química até a área de TI.

Incluem-se em suas funções o desenvolvimento e a aplicação de novos conceitos que agreguem valor aos produtos e serviços oferecidos nas empresas. Ou seja, o profissional é responsável por ter ideias e colocá-las em prática. Por isso, é desejável que ele tenha conhecimentos de marketing, já que vai atuar junto aos profissionais desse setor.

 

Especialista em Direito Digital

Formação: Direito

A regulamentação da internet é muito recente no Brasil, datando de 2014 o Marco Civil, pela Lei N° 12.965. Portanto, quem pensa em cursar Direito certamente terá na função de Especialista em Direito Digital uma profissão com amplas possibilidades.

Essa especialidade tem evoluído à medida que novos tipos de delitos cometidos na internet vêm se tornando frequentes. Exemplos desses crimes são o assédio virtual, conhecido como Cyberbullying, e a pornografia de vingança, cujo projeto de Lei está em tramitação e, se aprovado, condenará réus (depois de julgados) a até 4 anos de prisão.

De qualquer forma, as atividades desse profissional abrangem mais a área consultiva. Ele será responsável por apontar possíveis implicações legais junto às empresas em ações de marketing digital em sites, redes sociais, e-mails e outros canais eletrônicos de comunicação.

 

Desenvolvedor de Software

Formação: Tecnologia da Informação, Computação, Engenharia

De acordo com o estudo da WEF citado no início, a cloud computing e a internet móvel são apontadas como fatores que vão determinar muitas mudanças nas profissões nos próximos anos.

Outras pesquisas evidenciam a prevalência de processos digitais em todos os segmentos. É a a Internet das Coisas (IoT), ocupando cada vez mais espaço nas rotinas das empresas. O profissional que faz tudo isso acontecer é o Desenvolvedor de Software.

Graças ao seu trabalho, sites são criados, aplicativos são desenvolvidos e muitas outras soluções digitais ganham vida. A tecnologia deixou de ser exceção para se tornar regra nas empresas, e cabe ao desenvolvedor ser a pessoa que materializa essa presença digital.

 

Analista de Machine Learning

Formação: Tecnologia da Informação, Computação, Engenharia

A expansão da computação em nuvem e da IoT vem acompanhada de uma outra tendência que tem ganhado força: a Inteligência Artificial. Há, inclusive, uma área da informática conhecida como AIoT, ou seja, a Inteligência Artificial da Internet das Coisas.

É nesse contexto que surge o Analista de Machine Learning, profissional que se dedica a projetar máquinas dotadas de capacidade analítica. São equipamentos capazes de realizar cálculos de altíssima complexidade, já que são programados com algoritmos similares aos dos motores de busca e robôs autônomos.

Entre as competências necessárias, estão o sólido conhecimento de programação e a capacidade de gerenciar volumes massivos de dados, conforme as práticas relacionadas ao Big Data.

 

Especialista em Energias Renováveis

Formação: Ciências Biológicas

A essa altura, você deve ter reparado que as áreas de TI, Engenharia e Informática estão mais em evidência do que as outras. No entanto, o já citado estudo da WEF também aponta para as mudanças climáticas globais como fatores de mudança para as carreiras.

Na Europa, é crescente a preocupação com o desenvolvimento de fontes de energia renováveis, e, na Califórnia, novas residências já são obrigadas a ter painéis solares como fonte de energia ao serem construídas.

Os combustíveis fósseis tendem a desaparecer, e, nesse processo, o Especialista em Energias Renováveis é a figura que vai orientar as empresas para a utilização de matrizes energéticas limpas. De todas as profissões do futuro, essa talvez seja a mais importante, pois dela depende a existência de todas as outras.

Fonte: Universia Brasil

Educação

Como saber se o seu plano de aula está bom?

Confira algumas perguntas que você pode fazer ao seu próprio planejamento

saiba mais

Professora cria canal no Youtube para contar histórias infantis em Libras

“Mãos Aventureiras”, segundo Carolina, no Brasil ainda não existia nenhum canal parecido e seu objetivo é fazer atualizações a cada semana.

saiba mais

Professor rapper mostra como a criatividade pode mudar a forma como as crianças veem a escola

Um professor de Chicago mostrou como um toque de criatividade durante as aulas pode estimular as crianças e mudar sua percepção sobre a escola.

saiba mais

O que o furacão Katrina pode nos ensinar sobre como mudar a educação

O novo sistema de ensino implementado gera a mais rápida e bem-sucedida virada da história da educação americana.

saiba mais
Copyright © 2018 - Móveis Escolares - Linea Rica, Qualidade em Móveis para Escolas
Design: L2A - Tecnologia: Full Squad